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Por que incluir sustentabilidade na estratégia da empresa?

Empreendedores precisam consolidar compromissos socioambientais para garantir a sobrevivência no mercado e mais rentabilidade no médio prazo

Por Luiz Henrique Ferreira

A população do planeta cresceu exponencialmente nos últimos 200 anos, saltando de aproximadamente 1 bilhão para mais de 7 bilhões de pessoas. Certamente, a revolução industrial foi um dos principais motivos para essa explosão demográfica, uma vez que possibilitou que praticamente tudo fosse produzido em larga escala, desde medicamentos até alimentos, passando por roupas, veículos e qualquer outra necessidade do ser humano.

Entretanto, o modelo de desenvolvimento não previa que, em algum momento, os recursos naturais poderiam acabar, ou mesmo que a soma dos impactos ambientais de todas as indústrias poderia afetar de maneira irreversível a disponibilidade damatéria-prima necessária para a produção de todos os bens necessários à população, devido aos fenômenos demudanças climáticas decorrentes da emissão de gases de efeito estufa.

Não se pensou também que a poluição decorrente dos processos produtivos e da geração de resíduos poderia prejudicar drasticamente a saúdeda população como, por exemplo, o uso de agrotóxicos em larga escala e o uso de amianto na construção civil, entre outros.

A consequência da explosão populacional aliada à falta de preocupação com os impactos ambientais das atividades empresariais e industriais é um ambiente de alto risco para os negócios, pois, por um lado, a demanda não para de crescer, mas, por outro lado, a oferta de matéria-prima se torna cada vez menor, principalmente para as empresas dependentes de combustíveis fósseis e outros recursos naturais não renováveis, como é o caso da construção civil.


Luiz Henrique Ferreira é engenheiro civil e diretor da Inovatech Engenharia