Lojas Leroy Merlin

Em parceria com a Inovatech, grupo conquistou a primeira certificação AQUA-HQE do Brasil, em 2010. O sucesso rendeu dezenas de novos contratos e uma relação que amadureceu e fez história nas duas empresas


Varejo

Certificações

Economia de energia

A primeira palavra que nos vêm à cabeça quando pensamos na Leroy Merlin é: obrigado! A empresa confiou em nosso trabalho desde o início, quando ainda estávamos firmando nossos primeiros passos no mercado. Na época, não existia ainda um referencial técnico do AQUA-HQE para certificar empreendimentos de varejo, mas, com a demanda, fomos atrás da Fundação Vanzolini e iniciamos o processo de adaptação da certificação francesa para os moldes brasileiros.

Deu muito certo. A parceria com a Inovatech ajudou a Leroy Merlin a serum marco na história da construção sustentável no Brasil, ao idealizar e construir a loja em Niterói, RJ, que foi o primeiro empreendimento certificado AQUA-HQE do país, em 2010 – e a primeira loja do grupo em todo o mundo a obter selo de greenbuilding.

Após o término da obra, a loja também foi o primeiro empreendimento brasileiro a conquistar o AQUA-HQE para Uso e Operação e, assim, tornou-se o primeiro 100% AQUA do Brasil. Para esta fase, a Inovatech também desenvolveu, junto com o cliente, a adaptação do referencial técnico que viabilizou a certificação.

Hoje, a Leroy Merlin é a empresa com o maior número de certificações AQUA-HQE no Brasil e lidera o ranking mundial de certificações HQE no setor de varejo.

São 17empreendimentos certificados na fase de construção sustentável: Niterói e Jacarepaguá, no estado do Rio de Janeiro; Taguatinga, em Brasília; Campinas (loja Anhanguera), Sorocaba, São Bernardo do Campo, o escritório em Interlagos, São José do Rio Preto, Jaguaré e Tietê (ampliação), em São Paulo; Londrina e Curitiba (loja Atuba), no Paraná; São José, em Santa Catarina; São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Fortaleza, no Ceará; e Maceió, em Alagoas.

As soluções adotadas para cada uma das lojas da Leroy Merlin dependem da avaliação das necessidades individuais de cada projeto. De modo geral, priorizamos soluções que viabilizam economias de recursos durante o uso e operação da loja, facilitam as rotinas de manutenção e garantem a qualidade ambiental da construção.

Estação de tratamento de esgoto para reuso

Dentre as principais soluções sustentáveis adotadas nas lojas, destacam-se:

  • Sistemas de ar condicionado desenvolvidos exclusivamente para a Leroy Merlin, que utilizam gás ecológico (não agride a camada de ozônio e o meio ambiente) e possibilitam até 30% de economia no consumo de energia elétrica;
  • Vagas exclusivas para motos, carros flex, pessoas com deficiências, idosos e programa de carona solidária;
  • Cobertura com proteção térmica para evitar o uso excessivo do ar condicionado;
  • Mictórios a seco e outros equipamentos sanitários, que diminuem o consumo de água;
  • Pintura à base de água em todas as instalações internas e externas, para diminuir a agressão dos solventes à natureza;
  • Reúso de água de chuva, água cinza (proveniente de chuveiros e lavatórios) e águas negras (ETE);
  • Priorizaçãoda infiltração das águas de chuva, visando contribuir com a recarga do lençol freático;
  • Hidrômetros setorizados que permitem otimizar o acompanhamento de consumo de água e facilitar a identificação de eventuais vazamentos;
  • Sistema de aquecimento solar de água;
  • Manutenção de canteiros de obra com baixo impacto ambiental;
  • Previsão de área para armazenamento dos resíduos de operação;
  • Criação de espaços de convívio para os funcionários.

Após a construção e certificação das lojas, a Inovatech também ajudou a Leroy Merlin a obter a certificação de Uso e Operação em 24 lojas, realizou treinamentos e capacitação em toda a rede, participou do retrofit certificado da matriz em São Paulo e muito mais.


< Voltar para CASES