Agência Credicitrus

Com consultoria da Inovatech, a matriz da maior cooperativa de crédito rural do país, em Bebedouro, SP, foi a primeira agência bancária no Brasil a receber a certificação AQUA


Corporativo

Certificações

Economia de energia

Para a sua nova sede em Bebedouro, interior paulista, a Credicitrus, cooperativa de crédito rural com 42 filiais, optou por um projeto que tivesse como foco o baixo impacto ambiental, assim como conforto e bem-estar para os usuários e funcionários. A partir dessa premissa, o arquiteto Nelson Duprê concebeu uma arquitetura moderna para o edifício de 9.300 m², com seis pavimentos, grandes áreas envidraçadas, elementos de concreto e madeira, espelhos d’água e vegetação na fachada.

Pensando em garantir alto nível de qualidade ambiental, a instituição financeira contratou a Inovatech para uma consultoria, visando também a obtenção da certificação AQUA (que traz no nome esse conceito), conquistada nas três fases, do pré-projeto (em 2010) à realização da obra (2011-2012).

Garantir o conforto térmico dentro do edifício e evitar o uso excessivo de ar condicionado foi algo bastante importante a ser considerado, já que a cidade de Bebedouro é muito ensolarada. Para isso, a orientação do edifício em relação à trajetória do sol foi definida para assegurar períodos adequados de sombreamento, que pudessem reduzir a carga térmica dos ambientes e o consumo energético com climatização artificial.

Além disso, foram aplicados brises em inox e vidros de alto desempenho térmico, e a escolha dos equipamentos de ar condicionado teve como foco a alta eficiência energética, de forma a economizar energia e preservar os recursos naturais.

O projeto priorizou iluminação e ventilação naturais em vários espaços e a escolha dos materiais, sistemas construtivos e demais equipamentos considerou critérios ambientais para gerar economia de água e energia.

A vegetação e os espelhos d’água foram inseridos como elementos estéticos e funcionais, pois contribuem para refrescar o edifício, além de proporcionar conforto visual e bem-estar aos usuários.

“Sob a consultoria da Inovatech Engenharia, passamos por um processo de conscientização, desde a preocupação ambiental com o canteiro de obras, respeito à comunidade do entorno, até a destinação de resíduos gerados para cooperativas de reciclagem, além do reaproveitamento de materiais para a criação de uma cisterna de água que abasteceu o canteiro de obras, entre outras diversas ações”, contou Maria Madalena Fernandes Rocha, diretora administrativa da Credicitrus, à época.


< Voltar para CASES