11 3031-1201 | 3031-6184

Cases

Cases Inovatech

CasaCor 2020

CASACOR 2017 dá mais um passo para metas ambientais até 2020

Maior mostra de decoração do país valoriza 98% dos resíduos na montagem

A redução dos impactos ao meio ambiente está para CASACOR – maior mostra de decoração do país, que acontece de 23 de maio a 23 de julho, no Jockey Club de São Paulo – como algo de fato essencial. A implantação das estratégias de sustentabilidade realizadas pela consultoria Inovatech Engenharia tem gerado grandes resultados que, em 2017, começam a aparecer no dia a dia da organização do evento e dos profissionais que decoram os espaços.
As soluções ambientais durante a montagem da mostra resultaram em uma economia de água de 22% em comparação com a mesma fase do processo no ano passado. Entre os itens que contribuíram para esses resultados, está o sistema de captação de água de chuva que evitou que 7.800 litros de água potável fossem utilizados na rega dos ambientes que possuem paisagismo.
A valorização de resíduos é outro item prioritário. No ano passado, a CASACOR gerou cerca de 2 mil toneladas de resíduos, onde 90% desse montante foi valorizado com a destinação correta para locais de reciclagem ou reaproveitamento dos materiais. Este ano, na montagem dos espaços, a organização já atingiu 98% de valorização dos materiais.
O trabalho da Inovatech Engenharia se incorporou à estratégia de sustentabilidade da CASACOR em 2015. À época, foi realizado um diagnóstico das oportunidades de melhoria. Em 2016, foram definidas metas de sustentabilidade para cada ano até 2020, que são acompanhadas de perto pela consultoria.
Em 2017, são 14 metas a serem cumpridas sendo que, neste ano, o enfoque é no estabelecimento de metas específicas para fornecedores, profissionais que atuam na CASACOR e no evento. Entre as principais ações de sustentabilidade estão:

• implantação do sistema de monitoramento diário do consumo de água, com 23 setores distintos, que permite agrupar diferentes padrões e reduzir o consumo por metro quadrado;
• sistema de aproveitamento de água de chuva, que ficará ativo o ano inteiro, mesmo com o término da mostra;
• criação de critérios mínimos de sustentabilidade para aprovação de projetos para decoradores, arquitetos e paisagistas;
• monitoramento de 100% dos resíduos, com relatórios semanais e uma vigilância permanente para redução do volume;
• tratamento do resíduo orgânico gerado nos refeitórios por meio do sistema de compostagem;
• treinamento para as equipes de trabalho;
• eliminação do uso de copos plásticos pelas equipes administrativas;
• utilização de lâmpadas de LED;
• metais sanitários econômicos;
• início do inventário preliminar de emissões de CO2 do evento.

Quem Somos Sustentabilidade Atuação Certificações Cases Notícias Contato Desenvolvido por VOX DIGITAL