Eficiência Energética

Edifícios com soluções de greenbuilding consomem, em média, cerca de 30% menos energia elétrica.

Sistemas ineficientes são a principal causa do enorme desperdício de energia elétrica no Brasil (equivalente à produção anual da hidrelétrica de Itaipu, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Serviço de Conservação de Energia – Abesco).

Considerando que metade de toda a eletricidade é consumida pelos edifícios no país, é inegável o grande potencial de redução da demanda que ações de sustentabilidade podem gerar nas construções.

E já existem números sobre isso: estudos feitos em prédios com certificação de greenbuilding mostram um consumo energético cerca de 30% menor do que os prédios “convencionais”. Em outra pesquisa, a Agência Internacional de Energia concluiu que melhorias no invólucro dos edifícios podem, sozinhas, reduzir o consumo total de energia do prédio em quase 20%.

Nessa área, nosso trabalho consiste em assessorar o cliente para que possa otimizar a performance energética de seus edifícios. Acreditamos que o principal caminho para a eficiência energética é a redução da demanda, seguida por soluções de cogeração. Por essa razão, nossa metodologia de trabalho foca bastante na gestão dos edifícios.

O que fazemos

  • Mapeamento de processos de gestão visando redução de demanda energética
  • Treinamentos e capacitação para síndicos e administradores prediais, com foco em eficiência energética
  • Estruturação de linhas de crédito para eficiência energética (Green Bonds)
  • Simulações computacionais
  • Projetos de cogeração e substituição de equipamentos (retrofit)

< Voltar para Atuação